Pontos Básicos do Crochê

Aprenda Os 5 Pontos Básicos do Crochê [Passo a Passo]

Para entrar nesse mundo criativo, você só precisa aprender Os 5 Pontos Básicos do Crochê e ficar atento a essa dica: use linha grossa ou barbante nº 6. Dê preferencia a cores claras para facilitar a visualização dos pontos. Quando você estiver fera no assunto, o que vai ser muito em breve, você poderá abusar das cores.

As agulhas também tem numerações e devem ser de acordo com a linha utilizada, mas não se preocupe porque todas as linhas indicam no rótulo as numerações de agulha que podem ser usadas. Basta você escolher uma daquelas numerações. Para barbante nº 6, você pode usar agulha nº 3mm, 3,5mm ou 4mm. Além da linha ou barante e da agulha de crochê, tenha em mãos uma tesoura.

Tudo que você precisa está aqui. Aprenda os 5 Pontos Básicos do Crochê nos 5 vídeos abaixo.

Vamos lá! Prepare seu material e inicie sua jornada assistindo ao primeiro vídeo.

Ponto nº 1 – Ponto Correntinha

O Ponto Correntinha (corr) , é o ponto fundamental do crochê. Para confeccionar qualquer ponto em crochê você precisa ter domínio do Ponto Correntinha.

Veja como é fácil:

Ponto nº 2 – Ponto Baixo

O Ponto Baixo (pb) é usado em grande escala em trabalhos que necessitem de peso e uniformidade, como os tapetes por exemplo.

Para confeccioná-lo assista ao vídeo e pratique bastante!


Veja exatamente como executar este ponto:

Ponto nº 3 – Meio Ponto Alto [PASSO A PASSO]

O Meio Ponto Alto é o ponto de tamanho intermediário entre o ponto baixo e o ponto alto. É também chamado de Médio Ponto Alto. Veja no vídeo a seguir que sua execução é simples.

Ponto nº 4 – Ponto Alto [PASSO A PASSO]

O Ponto Alto tem o dobro do tamanho do meio ponto alto. Depois que você treinar o ponto baixo, vai tirar de letra o pono alto.

Ponto nº 5 Ponto Baixíssimo [PASSO A PASSO]

O Ponto Baixíssimo é muito simples de fazer e usado em todas as peças de crochê, pois é usado como arremate.



Se você chegou até aqui é porque realmente tem vontade de aprender, Parabéns!

No início pode parecer cansativo ter que ficar treinando muitas vezes o mesmo ponto, mas esse é o segredo, treinar bastante!

Se você treinar uma 30 minutos por dia, durante uns 7 dias estará apto a começar a construir sua primeira peça. Além de tudo é uma arte barata que não exige maquinário caro, se você errar o ponto é possível desmanchar e fazer de novo com a mesma linha! Aprenda os 5 Pontos Básicos do Crochê e descubra o poder terapêutico do crochê.

Inspire-se com esses modelos:

Pico de pano de prato executado com ponto alto, correntinha e ponto baixíssimo.
Porta Guardanapo de páscoa feito com ponto baixo e ponto baixíssimo.
Amigurumi feito em ponto baixo e ponto baixíssimo no arremate.


Espero que tenha gostado das aulas, se gostou deixe o seu comentário aqui para te conhecermos e melhorarmos nosso conteúdo cada dia mais! Bom Crochê!

14 comentários em “Aprenda Os 5 Pontos Básicos do Crochê [Passo a Passo]”

    1. Ilda Maria de Abreu Silva

      Boa tarde, Amélia realmente gosto de fazer crochê mas não são todos que eu gosto. Prefiro bicos,almofadas,caminho de mesa.Tem uns ptos difíceis que gostaria de aprender mas a paciência pouca e largo pra lá. Obrigada pela aula vou acompanhar e aperfeiçoar.Depois mostro o meu trabalho.Faço como terapia e amor.Abraços

  1. Menina vc é uma bênção. Amei as dicas. Aprendi crochê, olhando revistas. E não sabia dos pontoduplos ou triplo. Obrigada. .
    Tão difícil alguém querer ajudar

    1. É verdade Rose,

      Muitas pessoas encontram dificuldades no começo pois nem todos os pontos são tão populares..
      embora seja muito importantes para evoluir o seu crochê.

      Fico muito feliz em saber que estou ajudando as pessoas a aprenderem sozinhas essa arte que eu amo tanto!

  2. Oi Amélia! Amei suas instruções, aprendi a fazer crochê sozinha vendo gráficos. Vi que tenho muito à aprender. Muito obrigada 👏🏻👏🏻😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.